Sobre

algoritMD.pt

algoritMD é uma plataforma de algoritmos clínicos de acesso livre, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo institucional. Desenvolvida por médicos internos de formação específica em Medicina Geral e Familiar, pretende-se que seja uma ferramenta de auxílio da prática clínica.

EDITORES
FILIPE CERCA

FILIPE CERCA

USF VALBOM

ACeS Grande Porto II - Gondomar

RAQUEL LISBOA

RAQUEL LISBOA

USF MONTE CRASTRO

ACeS Grande Porto II - Gondomar

RITA AGUIAR

RITA AGUIAR

USF BOM PORTO

ACeS Grande Porto V - Porto Ocidental

JOANA RITA MENDES

JOANA RITA MENDES

USF SETE CAMINHOS

ACeS Grande Porto II - Gondomar

ELVIRA TELES SAMPAIO

ELVIRA TELES SAMPAIO

USF SERPA PINTO

ACeS Grande Porto V - Porto Ocidental

MANUELA ARAÚJO

MANUELA ARAÚJO

USF PRÓ-SAÚDE

ACeS Cavado II - Gerês/Cabreira

COLABORADORES:

Gustavo Santos, IFE MGF USF Bom Porto / ACeS Grande Porto V – Porto Ocidental 

Joana Amaral, IFE MGF USF Amora Saudável / ACeS Almada/Seixal 

CLASSIFICAÇÃO INTERNA

NÍVEL A

Algoritmo adaptado de norma de orientação clínica da Direção-Geral de Saúde ou de documento elaborado por Administração Regional de Saúde ou por Sociedade Médica reconhecida.

NÍVEL B

Algoritmo elaborado mediante interpretação de norma(s) de orientação clínica da Direção-Geral de Saúde ou de documento(s) elaborado(s) por Administração Regional de Saúde ou por Sociedade Médica reconhecida.

NÍVEL C

Algoritmo adaptado ou elaborado mediante interpretação de literatura científica indexada.

NÍVEL D

Informação obtida de fontes diversas apresentada em formato TABELA.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

A plataforma, de âmbito formativo, é essencialmente dirigida a médicos de Medicina Geral e Familiar. A utilização dos algoritmos é da responsabilidade do utilizador, pressupondo o conhecimento pormenorizado da bibliografia subjacente, assim como autonomia da atividade clínica no contexto dos Cuidados de Saúde Primários.

UTILIZAÇÃO LIVRE

O download e utilização dos algoritmos e tabelas publicados nesta plataforma é livre pressupondo, no entanto, uma utilização para efeitos não comerciais, que o documento não seja alterado e que sejam mantidos os devidos créditos (menção do nome do autor, elemento de validação e da plataforma algoritMD). Os pressupostos legais sobre a utilização dos documentos da plataforma algoritMD estão patentes na Licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0)

REVISÃO EXTERNA

Comentários, sugestões e/ou atualizações aos algoritmos publicados são aceites pela equipa editorial. O proponente, caso o pretenda, poderá ficar identificado como revisor externo do algoritmo.

SUBMETER ALGORITMO

A plataforma aceita submissão de algoritmos clínicos por iniciativa do autor. Informação relativa ao processo de submissão pode ser encontrada na secção Submeter algoritmo.

DIVULGAÇÃO

A divulgação de novas publicações na plataforma ocorre periodicamente através de newsletter. A plataforma algoritMD respeita a privacidade dos utilizadores: a subscrição é opcional sendo que, a qualquer momento, pode ser solicitado o seu cancelamento.

Informação sobre o desenvolvimento da plataforma algoritMD é disponibilizados nas redes sociais facebook, linkedin e instagram. 

Seguir em:

info@algoritmd.pt 

Apoio Institucional:

Coordenação do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte